Comunicados de imprensa

O que é o Falun Dafa (Falun Gong)? Qual a sua relação com o Shen Yun?

O Falun Dafa é conhecido também pelo nome Falun Gong. O Falun Dafa é uma prática que combina ensinamentos para o aperfeiçoamento pessoal com a prática de exercícios de meditação. Os ensinamentos estão centrados em três grandes princípios – verdade, compaixão e tolerância. Os artistas do Shen Yun praticam o Falun Dafa, o qual é uma fonte de inspiração para as nossas apresentações.

Seja na China ou no Ocidente, ao longo da história, sempre houve artistas que integraram a espiritualidade em seu trabalho. Na China antiga, os artistas praticavam meditação para alcançar a quietude interior e conectarem-se ao universo; eles acreditavam que para criar a verdadeira arte era preciso cultivar a virtude e a pureza interior. Hoje, aos artistas do Shen Yun seguem essa nobre tradição.

Talvez, você já tenha ouvido algo sobre a perseguição ao Falun Dafa na China atualmente. Ela começou em 1999, numa época em que dezenas de milhões de pessoas podiam ser vistas praticando exercícios do Falun Dafa todas as manhãs em parques por toda a China. Porém, com medo da popularidade do Falun Dafa, que tem princípios próprios que não podem ser usados para fins de controle ideológico, o Partido Comunista Chinês lançou uma campanha de perseguição nacional para tentar erradicar o Falun Dafa. De fato, o número de praticantes do Falun Dafa havia excedido o de membros do Partido Comunista Chinês.

Mesmo suportando esses mais de 20 anos de prisões, torturas e assassinatos, esses buscadores espirituais continuam a resistir, sempre por meios não violentos, e a perseverar em sua fé. Inspirada nisso, a equipe artística do Shen Yun tem trazido essas histórias para os palcos ao redor do mundo. Percebemos que a coragem e a mensagem de esperança dessas pessoas têm comovido milhões de membros da audiência no mundo todo.