Comunicados de imprensa

Ver ou não ver: 9 coisas para saber sobre o Shen Yun

Talvez você tenha visto os anúncios ou ouvido uma ou duas histórias, mas ainda não tem certeza se este é o show para você. Então, aqui estão alguns fatos básicos que a maioria das pessoas não conhece sobre o Shen Yun.

1. O formato

Uma apresentação do Shen Yun apresenta cerca de 17 a 18 peças de dança curtas, cada uma com duração de 3 a 7 minutos. O show é como uma coleção de vinhetas coloridas de duas horas.

As peças de dança variam de mitos e lendas antigas a heróis históricos e histórias de coragem diante das adversidades da China atual. As formas de dança podem ser clássicas, folclóricas ou étnicas, e os trajes vêm de diferentes dinastias, regiões e outras tradições.

Uma orquestra ao vivo acompanha música totalmente original, e mestres de cerimônia sobem ao palco antes de cada peça para mantê-lo informado. Solistas vocais e instrumentais também aparecem, enquanto a encenação do Shen Yun apresenta um cenário animado brilhante, mas não sem algumas surpresas próprias.

2. É balé chinês?

O Shen Yun apresenta principalmente dança clássica chinesa. Isso é muito diferente do balé ou de qualquer forma moderna de dança.

As origens da dança clássica chinesa estão enraizadas na cultura tradicional chinesa. É uma forma de dança tão antiga quanto a própria civilização chinesa e que incorpora ideais, estéticas e virtudes tradicionais. Isso torna seus movimentos ricamente expressivos, permitindo que personalidades e sentimentos sejam retratados com uma clareza sem precedentes.

Nenhuma outra empresa conseguiu levar com sucesso este tipo de pura dança clássica chinesa aos palcos de todo o mundo!

Separadamente, em cada apresentação o Shen Yun também inclui algumas peças em estilos de dança étnica e folclórica chinesa.

3. A orquestra

Cada apresentação do Shen Yun é acompanhada por uma orquestra única que combina instrumentos clássicos ocidentais e chineses. Violinos e violoncelos tocam ao lado do erhu chinês de duas cordas; a pipa delicadamente dedilhada está bem em frente aos instrumentos de sopro; e uma variedade de instrumentos de percussão chineses podem ser encontrados ao lado dos seus homólogos ocidentais.

Esta é a primeira orquestra do mundo a incluir instrumentos tradicionais chineses como membros permanentes. Muitos tentaram e falharam, mas o Shen Yun combina com sucesso duas tradições musicais distintas em um som harmonioso.

A música tem feito tanto sucesso que na maioria dos anos a Orquestra Sinfônica do Shen Yun apresenta apenas a música no Carnegie Hall e em outros locais importantes como parte de uma turnê separada.

4. Não sou chinês!

Você não nasceu e nem foi criado na Ásia? Felizmente, a dança é uma linguagem universal. Para ajudar com o contexto, especialmente quando se trata de histórias de dança, os mestres de cerimônia do Shen Yun aparecem antes de cada peça para apresentar o que você está prestes a ver.

A apresentação também costuma incluir um ou dois cantores, famosos por interpretar o tradicional estilo bel canto em chinês. As letras são traduzidas para o inglês (ou sueco, espanhol ou japonês, onde quer que você esteja) e projetadas no cenário ao fundo, bem como disponibilizadas nos programas impressos.

Mais importante ainda, porém, é que a dança e a música são línguas que transcendem as fronteiras culturais e linguísticas. Os temas característicos do Shen Yun de compaixão, coragem e esperança são igualmente universais.

Portanto, se você gosta de trajes brilhantes, dança, música e lendas inspiradoras, você apreciará o Shen Yun–mesmo que não seja chinês, não fale chinês e nunca tenha comido comida chinesa.

5. Com sede em NY, banido na China

O Shen Yun exibe a verdadeira cultura tradicional chinesa diante dos olhos do mundo, mas, ironicamente, a apresentação é proibida na própria China.

O Shen Yun foi fundado em Nova York por artistas de elite de todo o mundo, alguns dos quais escaparam da perseguição brutal na China. Eles formaram o Shen Yun com a missão de reviver a cultura tradicional chinesa e partilhá-la com o mundo–esta é a mesma cultura que o Partido Comunista Chinês (PCC) passou décadas tentando destruir. Na verdade, não há outra empresa ou atuação na China como o Shen Yun.

Talvez não seja surpreendente que o PCC veja o Shen Yun como uma ameaça e não permita que o Shen Yun se apresente lá. Mas não satisfeito em apenas proibir o Shen Yun na China, o regime lá está constantemente tentando falar mal do Shen Yun e pressionando os teatros ao redor do mundo para cancelar os shows do Shen Yun em todo o mundo.

Portanto, se o teatro da sua cidade está recebendo o Shen Yun, é provável que seja um teatro que ignorou a pressão de Pequim em nome da liberdade artística.

6. Dança versus. Ginástica

Observando os dançarinos voando e girando pelo palco, você pode naturalmente presumir que nossos dançarinos são ginastas ou acrobatas. Na verdade, é mais o contrário: a acrobacia inspirou-se na dança clássica chinesa.

Os dançarinos chineses tem estado dando cambalhotas há milhares de anos. No século passado, os artistas chineses aproveitaram estes movimentos de alto nível da dança clássica chinesa e os executaram em competições internacionais de ginástica, apresentando-os ao mundo.

Hoje, não apenas a ginástica e a acrobacia, mas também o balé, a dança moderna, as líderes de torcida e muitas outras formas de arte adotaram esses movimentos da dança clássica chinesa. E é compreensível –quando bem feitas, essas técnicas aéreas e cambaleantes são realmente de tirar o fôlego.

7. Traga as crianças

As famílias são sempre bem-vindas e todos os anos as crianças desfrutam de clássicos como o Rei Macaco. Ainda assim, pense nas outras pessoas no auditório e considere se o seu filho consegue assistir a toda a apresentação sem incomodar os demais da plateia.

Amaioria dos teatros não permite a entrada de crianças menores de quatro anos, e muitos outros exigem que a criança tenha pelo menos cinco ou seis anos de idade para frequentar. Você pode encontrar essas informações selecionando sua cidade e olhando no lado direito, em “Mostrar informações”.

Para quem tem idade suficiente para acompanharem, o Shen Yun realmente pode ser uma experiência memorável para toda a família.

8. Ano novo, apresentação nova

Todos os anos, a apresentação do Shen Yun é totalmente nova–novas coreografias, músicas, canções, figurinos, cenários e histórias, enquanto o formato permanece o mesmo. É como um show de edição limitada, todos os anos.

9. Melhor hora para ir?

O Shen Yun pega a estrada todos os anos perto do Natal e se apresenta até meados de maio. Se você estiver em uma grande cidade, descobrirá que há shows de fim de semana e durante a semana, shows de manhã, de tarde ou de noite. Em muitas cidades, porém, o Shen Yun apenas se apresenta por um ou dois dias antes de passar para a próxima.

Você pode encontrar cidades e horários aqui