Comunicados de imprensa

A jornada ao estrelato da dançarina principal do Shen Yun, Carol Huang

“Magnifissance Magazine” é a principal revista bilíngue chinês-inglês de estilo de vida de luxo da França e do Canadá, dedicada a unir o Oriente e o Ocidente por meio de uma apreciação compartilhada pela beleza e elegância enraizada em ambas as tradições.

Nesta edição anterior, Magnifissance apresentou a dançarina principal do Shen Yun, Carol Huang. Huang está com o Shen Yun desde 2017. Em 2018, ela empatou em primeiro lugar no Concurso Internacional de Dança Clássica Chinesa da New Tang Dynasty Television (divisão feminina júnior).

Da matéria da revista Magnifissance “The Making of a Legendary Beauty”

Lady Diao Chan—uma das quatro belezas lendárias da história chinesa—é um nome conhecido na China. O romance histórico do século XIV, “Romance dos Três Reinos”, retrata a história de Lady Diao Chen ajudando seu pai adotivo a destronar um comandante tirânico através de um triângulo amoroso tramado. Ela é conhecida hoje como uma mulher de beleza incomparável que realizou o que nenhum guerreiro conseguiu: encerrar um reinado de terror.

Durante o final da Dinastia Han, um cruel senhor da guerra tomou o poder na corte real. Ajudado por seu filho adotivo, um mercenário temível, ele causou estragos no império e matou todos os que ousaram desafiá-lo. Um oficial, por lealdade ao imperador, realizou uma missão impossível. Ele arquitetou um plano para romper a aliança pai-filho, oferecendo a cada um deles, separadamente, sua bela filha adotiva—Diao Chan.

A história de Diao Chan capturou a imaginação de escritores e artistas chineses por séculos e inspirou muitas interpretações artísticas. Na temporada 2019-2020, o Shen Yun Performing Arts reproduziu essa história lendária em um drama de dança chamado “A armadilha da beleza”.

Interpretar Lady Diao Chan foi um papel dado a uma das estrelas em ascensão e dançarinas principais do Shen Yun: Carol Huang. Ao receber uma entrevista com ela, fiquei extremamente curioso para conhecer a artista que retratou uma das mulheres mais bonitas da história chinesa.

Vestida com elegância em uma roupa monocromática, Huang apareceu diante de mim, sorrindo. O que me impressionou é que ela é uma jovem feliz e vivaz cujos maneirismos não passam de sinceros. Não consegui encontrar um traço da intriga que definiu a vida complexa de Diao Chan. Quando começamos a conversar, perguntei como ela conseguiu, sem dizer uma palavra, contar a história de Diao Chan em 7 minutos—ajudando públicos de diferentes origens e idiomas a apreciar um pedaço da história chinesa de 2.000 anos.

A maioria das pessoas contemporâneas se concentra na beleza extraordinária de Diao Chan e em sua capacidade de manobra e intriga. Huang, entretanto, tem seu próprio entendimento. Ela acredita que a essência da história de Diao Chan não é sobre sua beleza, mas sobre sua devoção ao pai e ao país.

“Depois de ler O Romance dos Três Reinos”, diz ela, “senti que Diao Chan tem muito respeito por seu pai adotivo e é devotada ao seu país. Ela está disposta a se sacrificar pelo bem dos outros. Ela é muito corajosa”.

“A armadilha da beleza” é um drama de dança com um enredo complexo. Quando Huang se preparou pela primeira vez para seu papel, ela pensou que a parte mais difícil seria o terceiro ato, sua dança com o tirano implacável e seu filho adotivo. A parte é cheia de movimentos rápidos e técnicas difíceis, enquanto Diao Chan joga os dois um contra o outro. No entanto, depois de mergulhar mais no personagem, Huang descobriu que a parte mais difícil era na verdade o segundo ato, no jardim, quando seu pai veio perguntar se ela estava disposta a ajudá-lo em sua missão.

“Por dentro, ela não queria fazer isso”, diz Huang. “Mas ela também viu a aflição de seu pai e a terrível situação do país. Ela estava lutando com muitas emoções: se deveria se sacrificar, seu amor e gratidão por seu pai adotivo, a dificuldade de chegar a uma decisão, bem como sua determinação depois de tomar uma decisão—esse segmento de dança mostrou uma mistura complexa de sentimentos”.

Para retratar claramente o personagem, Huang examinou os processos de pensamento e emoções por trás de cada movimento para cada ato. Ela repetidamente ouvia a música para integrar seus sentimentos a ela, então os carregava em seus movimentos.

A dança clássica chinesa é uma forma de arte conduzida pelo coração do artista. Somente quando os dançarinos investem seus sentimentos nos movimentos, o corpo será capaz de seguir o coração. Isso cria uma forma de dança atraente e expressiva.

“O mesmo movimento pode ser rápido ou lento, doloroso ou alegre, tudo dependendo do tipo de sentimento que o dançarino deseja expressar”, diz Huang. “O mesmo movimento pode expressar coisas diferentes porque o sentimento por trás do movimento é diferente. Esta é uma das características únicas da dança clássica chinesa”.

Huang acredita que dançar o papel de Lady Diao Chan a ajudou a amadurecer como artista performática. Agora ela desenvolveu um senso de racionalidade em sua dança. Para ela, a dança clássica chinesa não envolve apenas movimentos físicos; requer uma mente intelectual e pensamento profundo. Ela diz que por causa dessa racionalidade recém-adquirida, ela pode entender melhor seus personagens e sabe como expressá-los com mais facilidade.

“Isso provavelmente se deve ao fato de que, ao longo do processo, tive que considerar muitas coisas e chegar a respostas depois de pensar muito”, diz ela, acrescentando que tudo isso se deve ao seu melhor entendimento da cultura tradicional chinesa, que enfatiza os significados internos das coisas.

“Assim como a cultura tradicional chinesa, a dança clássica chinesa concentra-se em significados e sentimentos internos”.

Huang nasceu e foi criada na China. Segundo sua mãe, ela mostrou interesse pela dança desde muito jovem. Ela começou a dançar quando tinha 4 anos, estudando dança clássica chinesa e dança folclórica.

Aos 12 anos, ela foi aceita na Academia de Artes Fei Tian de Nova York, a principal academia de dança clássica chinesa do mundo. Ela veio para os Estados Unidos e começou a treinar vigorosamente para se tornar uma dançarina profissional. Em 2018, Huang ganhou o prêmio de ouro na divisão feminina júnior no Concurso Internacional de Dança Clássica Chinesa da New Tang Dynasty Television.

Enquanto sua carreira de dançarina decolava em Nova York, Huang se preocupava com a segurança de seus pais na China. Seus pais são seguidores de uma prática espiritual chinesa chamada Falun Gong. O Falun Gong, também conhecido como Falun Dafa, era muito popular na China na década de 1990 devido aos seus enormes benefícios para a saúde física e mental. O governo chinês na época estimou que cerca de 100 milhões de cidadãos chineses praticavam o Falun Gong.

Temendo sua popularidade crescente, os líderes comunistas chineses declararam o Falun Gong o inimigo público número um em julho de 1999 e iniciaram uma perseguição brutal contra os praticantes do Falun Gong. Eles foram enviados a campos de trabalhos forçados, instituições mentais e prisões para serem torturados até que desistissem da prática. Seus pais sofreram essa perseguição em primeira mão, pois se recusaram a desistir de sua crença.

Na China, os praticantes do Falun Gong enfrentam constantemente detenção ilegal, prisão, assédio e discriminação. Huang cresceu neste ambiente de medo.

Uma vez no Shen Yun, Huang interpretou uma donzela celestial em um drama de dança que retratava a perseguição ao Falun Gong na China. Enquanto estava no palco, ela foi tocada pelos dançarinos que interpretaram os praticantes sendo perseguidos.

“Quando vi como eles perseveraram com fé inabalável, fiquei muito emocionada”, disse ela. “Eu sabia como a situação era difícil para os praticantes na China. Não pude deixar de pensar em todas as pessoas que conheço lá”.

Enquanto estava nos Estados Unidos, Huang não tinha notícias de seus pais com frequência e ela não os via há anos. Um dia, ela recebeu a notícia de que seus pais estavam chegando. Totalmente surpresa, ela estava louca de alegria.

Mais tarde, ela soube que seus pais tinham acabado de fugir da China para os EUA depois de serem detidos ilegalmente mais uma vez. Eles estavam conversando com pessoas na rua sobre o Falun Gong quando alguém os denunciou à polícia. Depois de serem libertados, os pais de Huang decidiram deixar a China de uma vez por todas.

Seu reencontro com seus pais nos EUA foi agridoce. Por fim, a família poderia ficar junta sem ter que se preocupar com a segurança um do outro. Mas não havia como escapar da tristeza de deixar sua terra natal e começar de novo em um país estrangeiro.

Huang e seus pais não podem mais entrar em contato com amigos e familiares na China. Mas ela não os esqueceu. Ela diz que isso alimenta sua determinação de contar histórias da verdadeira China e do verdadeiro povo chinês por meio da dança clássica chinesa.

“Às vezes me sinto exausta com o treinamento intenso”, diz ela. “Mas eu sei que o que estou fazendo é muito importante e muito especial. Então, eu perseverei, não importa o que venha”.

Shen Yun é um grupo de artes performáticas dedicado a reviver 5.000 anos de cultura divinamente inspirada que foi destruída na China sob o governo comunista. Para cumprir essa missão, o Shen Yun cria uma nova produção a cada ano com nova coreografia, nova música e novas histórias.

Os dançarinos, músicos, coreógrafos e designers de produção do Shen Yun nunca param de se desafiar artisticamente a fim de levar ao público uma visão do que uma China sem comunismo pode oferecer. Todos os anos, mais de um milhão de espectadores em mais de 100 cidades dão as boas-vindas a Huang e seus colegas artistas do Shen Yun. A turnê de sua companhia abrange mais de 6 meses em vários continentes.

Huang é extraordinariamente talentosa. Sua energia e entusiasmo, juntamente com sua inteligência e ética de trabalho, fazem dela uma estrela cuja trajetória ascendente não pode ser interrompida.

Ela diz que é realmente sortuda. Ela é grata pelas oportunidades que lhe foram dadas e por todos que a apoiaram ao longo do caminho: seus pais, colegas de classe, seus professores, equipe de apoio e muitos outros.

Todos os anos, ela faz um pedido enquanto comemora seu aniversário em turnê. É o mesmo desejo ano após ano: melhoria na dança e uma turnê tranquila e bem-sucedida.

Ela é realmente muito afortunada—"Todos os anos, meu desejo sempre se torna realidade!"